Volkswagen Type 87 - "Kommandeurwagen".






Um pouco de história sobre o Kdf-Wagen Type 38 e 39 - foram produzidos 37 carros em 1938 e 17 entre 1939 e 1940 nas versões Sedan, Cabrio-Limousine e Cabriolet com a finalidade de propaganda e promoção do programa dos KdF-Wagens. Tinham as portas abrindo para frente que foi uma das conseqüências da viagem de Porsche a Detroit em 1937, onde este observou que os carros norte americanos contemporâneos não mais usavam as chamadas "portas suicidas".

O KdF-Wagen Type 60, produzidos pela fábrica em Fallersleben (Wolfsburg), a partir de de agosto de 1940 (646 unidades produzidas até 1944), eram um pouco diferentes do Type 38/39.

KdF-Wagen Type 39.

Type 87

Chegamos ao conflito mundial - KdF-Wagen Type 82E - Cerca de 464 unidades da versão 82E foram produzidas de 1941 a 1944, sendo essa a versão militar mais numerosa e também a mesma que voltou a ser produzida, como modelo sedan civil a partir de 1945. Essencialmente o KdF Type 82E era a mesma carroceria do Type 60, montada sobre o chassi e suspensão do Kübelwagen, o que lhe dava a aparência de ser mais elevado do solo do que o modelo civil.

O KdF-Wagen Type 83 Foi usado na Segunda Guerra como um utilitário - depois da guerra foi utilizado como ambulância e a adaptação foi feita pelos ingleses.

Chegamos, finalmente ao KdF-Wagen Type 87/7 - o Fusca 4x4. Na verdade esses carros foram derivados do Type 92, nos quais foram adaptados a tração 4X4 que equipava os Schwimmwagens, além de usar grandes pneus para areia, tornando-os uma espécie de off-roads. Esses carros receberam a designação de Kommandeurwagens (nome que as vezes também é atribuído aos demais KdF militares).



Somente 3 unidades foram produzidas durante a guerra, as quais teriam sido enviadas para testes na Africa do norte. Nada se sabe sobre o paradeiro dos veículos testados pelo DAK, porém 2 Type 87/7 adicionais foram montados em 1946 para avaliação dos exércitos francês e inglês. Atualmente o carro testado pelos ingleses se encontra no museu da Volkswagen e é o único KdF Type 87/7 sobrevivente conhecido.

KdF-Wagen Type 60 com luz notek (blackout) instalada no lado esquerdo,

Type 60

Existe uma certa confusão com relação ao número de veículos produzidos dessa versão pois algumas fontes citam números entre 567 e 669 carros fabricados. Isso parcialmente se deve ao fato de que as versões Type 87/0 e Type 87/1, das quais foram produzidos cerca de 560 carros e que também receberam o nome de Kommandeurwagen, eram na realidade Kübelwagens com a tração 4x4 dos Schwimmwagens e os números acima se referem a produção total dos Type 87 Kommandeurwagens em geral.



KDF-WAGEN TYP 230 HOLZBRENNER

Um KdF bem diferente era o movido a lenha - Pela falta de gasolina na Guerra, alguns dos KdF Type 82E foram adaptados de 1942 a 1945, com um dispositivo que os permitia funcionar com os gazes da queima de lenha (Gasogênio). Essa versão ficou conhecida como KdF-Wagen Type 230 Holzbrenner e não existem dados sobre o número de carros adaptados.