




Um pouco de história sobre o Kdf-Wagen Type 38 e 39 - foram produzidos 37 carros em 1938 e 17 entre 1939 e 1940 nas versões Sedan, Cabrio-Limousine e Cabriolet com a finalidade de propaganda e promoção do programa dos KdF-Wagens. Tinham as portas abrindo para frente que foi uma das conseqüências da viagem de Porsche a Detroit em 1937, onde este observou que os carros norte americanos contemporâneos não mais usavam as chamadas "portas suicidas".

O KdF-Wagen Type 60, produzidos pela fábrica em Fallersleben (Wolfsburg), a partir de de agosto de 1940 (646 unidades produzidas até 1944), eram um pouco diferentes do Type 38/39.



Chegamos ao conflito mundial - KdF-Wagen Type 82E - Cerca de 464 unidades da versão 82E foram produzidas de 1941 a 1944, sendo essa a versão militar mais numerosa e também a mesma que voltou a ser produzida, como modelo sedan civil a partir de 1945. Essencialmente o KdF Type 82E era a mesma carroceria do Type 60, montada sobre o chassi e suspensão do Kübelwagen, o que lhe dava a aparência de ser mais elevado do solo do que o modelo civil.

O KdF-Wagen Type 83 Foi usado na Segunda Guerra como um utilitário - depois da guerra foi utilizado como ambulância e a adaptação foi feita pelos ingleses.

Chegamos, finalmente ao KdF-Wagen Type 87/7 - o Fusca 4x4. Na verdade esses carros foram derivados do Type 92, nos quais foram adaptados a tração 4X4 que equipava os Schwimmwagens, além de usar grandes pneus para areia, tornando-os uma espécie de off-roads. Esses carros receberam a designação de Kommandeurwagens (nome que as vezes também é atribuído aos demais KdF militares).


Somente 3 unidades foram produzidas durante a guerra, as quais teriam sido enviadas para testes na Africa do norte. Nada se sabe sobre o paradeiro dos veículos testados pelo DAK, porém 2 Type 87/7 adicionais foram montados em 1946 para avaliação dos exércitos francês e inglês. Atualmente o carro testado pelos ingleses se encontra no museu da Volkswagen e é o único KdF Type 87/7 sobrevivente conhecido.



Existe uma certa confusão com relação ao número de veículos produzidos dessa versão pois algumas fontes citam números entre 567 e 669 carros fabricados. Isso parcialmente se deve ao fato de que as versões Type 87/0 e Type 87/1, das quais foram produzidos cerca de 560 carros e que também receberam o nome de Kommandeurwagen, eram na realidade Kübelwagens com a tração 4x4 dos Schwimmwagens e os números acima se referem a produção total dos Type 87 Kommandeurwagens em geral.



Um KdF bem diferente era o movido a lenha - Pela falta de gasolina na Guerra, alguns dos KdF Type 82E foram adaptados de 1942 a 1945, com um dispositivo que os permitia funcionar com os gazes da queima de lenha (Gasogênio). Essa versão ficou conhecida como KdF-Wagen Type 230 Holzbrenner e não existem dados sobre o número de carros adaptados.


As seguintes categorias de carrocerias e variantes do Type 82 foram produzidas: - Type 820 básico, quatro lugares; - Type 821 três lugares (Carro Rádio, Carro Oficina); - Type 822 Carro Sirene (Sirene acionada pelo motor (Siemens) montada no lugar do banco traseiro); - Type 823 Chassis reforçado com um veículo blindado falso montado em cima; - Type 825 Carroceria picape com área de carga aberta; - Type 826 Furgão para a Afrika Corps; - Type 827 (Type 92 SS) Carro de comando com o chassis do Type 82, equipado com carroceria de Fusca e teto de tecido. Estes veículos de três lugares possuíam um banco do carona totalmente reclinável para o comandante; - Type 828 como o Type 82, mas com a carroceria feita de madeira; - Type 82E Chassis Kübelwagen com carroceria do Fusca comum (688 fabricados); - Type 86 Protótipo com tração nas quatro rodas (6 produzidos).


Type 87 'Kommandeurwagen' - chassis do Type 86 (4x4) com a carroceria adaptada de Fusca do Type 827. Uma pequena quantidade foi fabricada, e alguns distribuídos entre oficiais de alta patente, que podiam atravessar virtualmente qualquer tipo de terreno com estes veículos (667 produzidos): - Type 155 protótipo semi-esteira (nunca entrou em produção); - Type 157 Carro adaptado para trilhos; - Type 239 Equipado com um tanque de pirólise de madeira na dianteira;



Wydawnictwo Militaria 76 VW Kubelwagen Schwimmwagen
IMAGENS DOS MODELOS : http://www.bugland.be/Verschillende_Vw-types_Militaire-wagens.html



O conceito do Kübelwagen foi a base para outros projetos: o automóvel australiano VW Country Buggy, o VW Type 181 (The Thing), o VW Type 183 (Iltis) e o Porsche Jagdwagen.

O objeto parecido com um capacete (visto no pára-lama esquerdo dianteiro de muitos Kübelwagens e Kommandeurwagen) é na verdade uma sirene e Luz de Blackout.

A palavra alemã Kübelwagen é uma abreviação de Kübelsitzwagen (carro com banco em forma de balde).

O Type 166 "Schwimmwagen" foi um veículo anfíbio Possuía uma hélice em sua parte traseira, que permitia o veículo cruzar rios de baixa profundidade, além de tração nas 4 rodas. O Type 166 foi o veículo anfíbio mais produzido na história, com aproximadamente 14.265 unidades fabricadas entre 1942 e 1944.



clique e veja um filme original de 1943 - Schwimmwagen






CRÉDITOS: Luis Cezar - São Paulo, Brazil - http://luiscezar.blogspot.com/ - http://www.panzerdivision.com.br/01_01_artigos_01_41.htm
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fotos e Links:
- http://www.tankmodel.com/typ87.php
- http://fuscaclube-bh.blogspot.com/2009/08/historia-do-vw-type.html
- https://www.thetruthaboutcars.com/2010/04/vw-kubelwagen-and-schwimmwagen-germanys-ww2-jeeps/
- http://www.armasnacionais.com/2018/05/kdf-type-82-kubelwagen-na-1-elo.html
- https://www.insidehook.com/article/vehicles/wwii-porsche-tank-auction
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