Buscar

o Estilo "Cal-Style".

O Estilo Cal-Style (California Style) usado nos VWs Aircooleds teve origem nas ruas de Los Angeles no final dos anos 70, quando a primeira geração de adolescentes dos bairros latinos afastou-se dos LowRiders, associados na época A atividades ilegais.

Os primeiros clubes desse estilo surgiram em los angeles, como os "Bugs Buddies" e os "Vintage Volksters", considerados os pioneiros deste estilo. construiam VWs Cal-Style para cruzar e curtir a cidade de L.A. - como o original "Tommy's Burgers" e o icônico "Whittier Boulevard" em East Los Angeles - impressionando o público adolescente da cidade.

Revista Lowrider - 1985

O primeiro exemplar de um VW "Cal-Style" foi em 1980, quando Rene Ruelas do conhecido Clube lowrider "Dukes", combinou o estilo e performance em seu Karmann-Ghia conversível 1967 vermelho. Mais tarde, o veículo foi pintado de preto e passou para Robert Velis, outro influente construtor Cal-Style no início dos anos 80, também conhecido como VW Kidd.

O KG 1967 de Rene Ruelas tido como o 1º. Cal Style.

O mesmo KG com o VW Kidd

Esse Karmann-Ghia foi vendido ao Japão para entusiastas VW em meados dos anos 80. no final dessa década, a influência Cal-Style estava se espalhando pelo sul da Califórnia e daí para o mundo.


O Cal-Style foi inicialmente chamado de "Chicano Style" e depois "Vintage Cal-Style". Por volta de 1983/84, o termo "Cal-Style" ficou muito conhecido e aceito nas ruas de Los Angeles.

O Japão foi o primeiro país estrangeiro a abraçar o Cal-Style em meados da década de 1980. sempre foi atraído pela cultura pop da Califórnia - especialmente a cultura de carros lowrider - e começou a Importar Vários lowriders e VWs Cal-Style de Los Angeles durante esse período. Hoje o Cal-Style é muito popular no mundo inteiro, especialmente no Brasil, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, México e o próprio Japão.

o "Cal-Style" é bem diferente do "CalLook" (California Look) que é um estilo mais antigo e data dos anos 1960, com um foco mais ligado ao desempenho e Performance.

Uma frase que um amigo disse uma vez sintetiza bem as diferenças entre estes dois estilos:

- "o callook gosta de acelerar nos 400 metros enquanto o cal-style gosta de apreciar a paisagem".


Imagem da Revista Lowrider de 1983/84.

Um Cal-Style era um VW bem original, normalmente pintado em cores de fábrica. Os que apresentavam dois tons (conhecidos como "pintura saia e blusa") não eram bem aceitos, a menos que o veículo saísse da fábrica Assim, como os fuscas Cabriolets. O cal-style era rebaixado na frente e traseira, e tinha acabamentos/acessórios de época cromados, sempre com influência lowrider e não eram restaurados porque tinham apenas uns 15 anos de uso. O encurtamento da Suspensão dianteira só começou na final da década de 90. Nos anos pioneiros de 1978-1984, nunca foi usado o termo "Resto Cal", apelidado pela mídia no meio da década de 90 por conta de matérias em revistas especializadas em VWs, inclusive é desaprovado pelos puristas e criadores do Estilo.


Os detalhes dos Cal-Style foram altamente influenciados pelos lowrider "bombas" dos anos 1930 e 1940 que os Cal-Stylers viram enquanto cresciam em seus bairros latinos de Los Angeles. As rodas que eram mais utilizadas para os VW Cal-Style eram as Porsche Fuchs, Porsche Cookie Cutter Alloy e as EMPI "Five-spokes". Ao contrário do CalLook que é originário de Orange County, o VW vintage Cal-Style de Los Angeles usava rodas que eram totalmente polidas ou cromadas.

Acessórios com influência lowrider do período cromo, como abas cromadas, calhas de chuva, protetores cromados, lentes de ponta azul, visores cromados, protetores dos para-lamas cromados e venezianas no vigia traseiro foram algumas das características do Cal-Style que foram adotadas dos anos 1930 e 1940 dos Chevy "Bombas".

Imagem da década de 80

Algumas imagens de VWs Cal-Style:














The Originals German Folks

Buddah's 55 - Foto de 1992



Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Cal-Style_VW

https://www.facebook.com/thecalstylenewsletter/


#aircooled #calstyle #vw



© 2010 - 2020 |  Kombination ®