karmann-ghia do brasil



A Empresa


Karmann-Ghia do Brasil Ltda. foi fundada em 1960 em São Bernardo do Campo como uma subsidiária da Wilhelm Karmann GmbH e começou a produzir carrocerias para o Karmann-Ghia 143 Coupe em cima de uma plataforma da Volkswagen.

Em 1962 foi instalada a primeira prensa iniciando a fabricação de ferramentas.


A Karmann-Ghia oferece aos seus clientes uma variedade de serviços necessários para a implementação de projetos automotivos em suas 3 principais áreas: Ferramentaria, Estamparia e Montagem de Veículos.

Foram montados 85.000 veículos e peças para as principais montadoras como: DaimlerChrysler, Fiat, Ford, Scania, Volkswagen e Volvo.


Como membro do Grupo Karmann colabora com a Wilhelm Karmann GmbH/Alemanha para maximizar seus conhecimentos e capacidade.

A Karmann-Ghia do Brasil produziu veículos completos, incluindo o VW Karmann-Ghiaconversível e Coupe & TC, VW SP2 e o Ford Escort conversível FEC, CE14 para o mercado da América do Sul. Desde 1998 o Land Rover Defender é montado na Karmann-Ghia do Brasil.


PRODUÇÃO


Segundo dados da ANFAVEA/CEDOC coletados pelo Sr. Enio Branderburg, foram fabricados no Brasil 23.577 veículos sendo 23.400 Coupés (tipo 143) e 177 Conversíveis (tipo 141),mas no site da Karmann Ghia da Alemanha constam 23.178 veículos fabricados no Brasil.



Tipo 141 (Conversível)- Acima as primeiras unidades do modelo conversível que tiveram o início da sua produção em 1967 expostas no  Salão do Automóvel, este exemplar já apresenta as rodas do modelo 68" 

ANO = UNIDADES

-------------------------

1962 = 759                                                                           

1963 = 1.868                                                                           

1964 = 2.285                                                                           

1965 = 1.951                                                                             

1966 = 2.400

1967 = 3.009                                                                           

1968 = 5.000                                                                             

1969 = 3.459                                                                           

1970 = 2.083

1971 =  702

1972 =  61

Tipo 143

1.200cc (1962-1966) =  9.263 Unidades

1.500cc (1967-1969) = 11.280 Unidades

1.600cc (1970-1972) =  2.850 Unidades



Tipo 141 (Conversível)

1.500cc (1967-1969) = 130 Unidades

1.600cc (1970-1972) =  47 Unidades


Total de 23.577 unidades (incluindo os 177 conversíveis  produzidos)


Tipo 145

Karmann Ghia TC = 18.119 Unidades


(dados extraídos da ANFAVEA/CEDOC pelo Enio Brandenburg, autor do livro Automóveis Brasileiros)



Livro Clássicos do Brasil: Karmann-Ghia de Paulo Cesar Sandler


Mais informações:

https://www.facebook.com/karmannghiaclube

https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-karmann-ghia/

https://www.canaldapeca.com.br/blog/volkswagen-karmann-ghia/

http://www.pumaclassic.com.br/2011/11/fora-de-area-karmann-ghia.html