Fusca 1959 Alemão X Fusca 1959 Nacional

No dia 18 de novembro de 1959 foi inaugurada oficialmente a fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP). A unidade produtiva entrou para a história como a primeira construída fora da Alemanha. Em sua linha de montagem era produzida a Kombi e o Volkswagen Sedan, mais tarde rebatizado de Fusca.


Mas a fábrica começou a produzir antes de terminada, a Kombi em setembro de 1957 e o Fusca, em 3 de janeiro de 1959 foi a data de produção do primeiro Fusca fabricado na Anchieta (com 54% das peças fabricadas no Brasil). Mas o modelo só foi vendido efetivamente quatro dias depois, no dia 7 de janeiro. O comprador foi o empresário paulistano Eduardo Andrea Matarazzo, filho do conde Francisco Matarazzo Júnior – e um grande admirador de automóveis e aviões.


Na época, o Fusca foi vendido por Cr$ 471.200,00 em uma concessionária na avenida Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. O modelo tinha motor traseiro boxer (com cilindros contrapostos) de 1192 cm³, potência de 36 cavalos, câmbio manual de quatro marchas e velocidade máxima de 110 km/h. O aumento no volume de produção em 1959 manteve o preço do Fusca em Cr$ 496.000 durante quase todo aquele ano.


Mas a fábrica começou a produzir antes de terminada, a Kombi em setembro de 1957 e o Fusca, em janeiro de 1959. Porém, a trajetória do icônico modelo começou em 1950, montado pela Brasmotor, de São Bernardo do Campo, a partir de unidades importadas desmontadas. Só em 1953 a montagem passou a ser feita pela recém-fundada 20 de março) Volkswagen do Brasil, num galpão alugado na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. As primeiras unidades eram importadas da Alemanha. Já em 1953, num galpão no bairro do Ipiranga, a Volkswagen passou a montá-lo com as partes importadas.


O Fusca 1959 trouxe seis principais aperfeiçoamentos:


1) Barra estabilizadora no eixo dianteiro

2) Cubo do volante abaixado

3) Trincos nas portas acionados por botões de pressão

4) Barra de torção traseira mais elástica e eficiente

5) Para-sol estofado com espuma de borracha

6) Descanso inclinado para os pés do passageiro