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Customização no Brasil - 1964.

Em 1964 a cultura da customização nos fuscas começou em São Paulo, por um grupo de amigos chamado Escuderia Coiote.


Nas minhas pesquisas não encontrei nada mais antigo que isso sobre customização nacional.


Seguem fotos da matéria da Revista 4 Rodas de Setembro de 1964.

"Fusca Enfeitado, Mania Paulista" .





Rodas Fumagalli (1969):

Inauguração do Autódromo Municipal . 3 horas de Guaporé 21/12/1969

..:: Customização Nacional ::..

Customização década de 70

Década de 70 e início da década de 80, São Paulo, Brasil, os aros 13" dominavam, já que não existiam pneus 15" ou 14" mais largos .

TUBA - Turma do Barão Grupo que começou na década de 70 no bairro do tatuapé em São paulo e existe até hoje. Não era um grupo somente de VWs. Lembro muito destes carros na época por causa do adesivo no vidro traseiro escrito "TUBA".



Década de 70, pra mim no final .. 78/79. Era um trabalho sempre aos sábados,polir as rodas de magnésio com Kaol ou Brasso,sair com os dedos pretos e acabar com um saco de estopa ... kkkk - Foto roubartilhada do face da TUBA - Turma da Barão - SP.


Customização no início da década de 80

Abaixo uma customização padrão da década de 80 . . . Rodas de SP2 ou Brasília, Arinhos sem borda, Borrachão nos parachoques, teto santilli, farois de milha serra II, Bancos procar, levemente rebaixado, faltaram apenas os espelhos retrovisores de BMW que eram usados mais pra trás, na linha do quebra vento.

Imagem de um Filme Nacional da decada de 80

Abaixo o fusca do Neto em 1982, os borrachões na lateral também eram bem usados, rodas castelinho 13" da década de 60, teto santilli, farois de milha serra II, borrachão nos parachoques, espelho bmw.

Fusca do Neto que era do Grupo SKINA do bairro da Moóca - SP. Foto de 1982



Abaixo: Propaganda da Gledson Amador -

Veneno pro Fusca Equipe Gledson Amador/ Agosto de 1973

Equipe Gledson Amador de Divisão 3 na decada de 70

Emerson e Wilsinho Fittipaldi também desenvolveram acessórios, os mais conhecidos eram os Volantes Fórmula 1 e as rodas Fittipaldi (mesma da foto abaixo).

Fusca usado pelo Team Fittipaldi no final da década de 60

- Rodas : A revista Transporte Moderno de maio de 1972, mostra uma foto de várias rodas de liga de magnésio. Muito interessante porque muitas dessas rodas não vemos mais nem em antigos. A maioria eram acessórios vendidos em lojas especializadas e somente a Puma adotava como original os modelos Bolo de Noiva e Tijolinho. 1 - Roda Palito aro 14 para Opala, Maverick, Dodge. 2 - Roda Castelinho Italmagnésio aro 13 para Fusca, Puma e KG (5 furos). 3 - Roda Bolo de Noiva Scorro aro 13 original Puma, também para Fusca e KG (5 furos). 4 - Roda Tijolinho Scorro aro 14 original Puma, também para Fusca e KG (4 furos). 5 - Roda Mangels aro 13 para Corcel e Gordini. 6 - Roda Mangels aro 14 para Opala, Maverick, Dodge. 7 - Roda tipo Alfa Italmagnésio aro 14 para Fusca, Brasilia, Puma e KG (5 furos). 8 - Roda Scorro aro 15 desconhecida, nem furação tem. 9 - Roda Italmagnésio aro 14 para Dodge. 10 - Roda Scorro aro 13 para Corcel. 11 - Roda Scorro aro 15 para Dodge. 12 - Roda Fittipaldi aro 15 para Fusca. 13 - Roda Bolo de Noiva Scorro aro 15 para Buggys. 14 - Roda Italmagnésio aro 14 para Fusca (5 furos). 15 - Roda Italmagnésio aro 15 para Alfa e era mais comum para Fusca (4 furos). By Blog Puma Classic.


Ainda continuo pesquisando a respeito de Customização dos VWs no Brasil.

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