A Evolução do logotipo Volkswagen.

Atualizado: Set 2

Uma marca é o ativo mais forte e vital para qualquer empresa. No entanto, na pressão de gerar vendas, as empresas muitas vezes esquecem que uma marca é muito mais do que apenas um slogan, um logotipo, uma declaração de posicionamento, um slogan ou uma campanha publicitária. Uma marca é essa e muito mais. É uma promessa e uma reivindicação de desempenho e distinção. É quem você é e como faz negócios.


Há muita paridade no mercado hoje, tornando a marca e sua comunicação mais importantes do que nunca. Os tempos estão mudando e o mesmo acontece com o público. Percebendo isso, várias marcas evoluíram com o tempo. Uma dessas marcas que redirecionou sua comunicação é a Volkswagen.


A marca tem um rico legado. A conexão que estabelece é uniforme entre os jovens e os idosos. É clássico, mas legal. Seu nome de marca significa "Carro do Povo" em alemão e o slogan da marca "Das Auto" significa "O carro" em inglês.


HISTÓRIA:

A empresa foi fundada em 28 de maio de 1937 na Alemanha sob o nome "Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH". Mas a história da marca pode ser datada de 1933. Em um salão de automóveis em Berlim, Adolf Hitler expressou a ideia de um carro acessível para as pessoas. Isso foi feito para apoiar a ideia de construir uma super rodovia, "Autobahn". As duas idéias progrediram de mãos dadas, a visão era incentivar o lazer entre os alemães, oferecendo um veículo rápido, mas acessível dentro da faixa de preço de 1000 Reich (cerca de 140 $).


Esboço pessoal de Hitler do KDF-Wagon

Um ano depois que Adolf Hitler assumiu a Alemanha; ele convidou Ferdinand Porsche, um engenheiro automobilístico austríaco, para projetar o carro do povo. Como a Porsche era de origem austríaca, Hitler pediu a ele que se candidatasse à cidadania alemã. Em resposta a isso, a Porsche desistiu de sua cidadania checoslovaca e se juntou ao Partido Nacionalista Socialista Alemão.


A peculiar forma redonda do carro foi inspirada em um esboço feito por Bela Barenyi em 1934 para uma revista francesa de automóveis.


Ferdinand Porsche e Adolf Hitler examinando um protótipo do Fusca

A empresa foi fundada em 1937 em Walburg e tornou-se simplesmente "Volkswagenwerk GmbH" em 1938. O logotipo inicial era composto pela bandeira "nazista" projetada na forma de um símbolo da suástica. Além disso, este símbolo também significava um símbolo nórdico antigo chamado "Ginfaxi", uma ligação em runas antigas que supostamente concedia a vitória em qualquer batalha travada.



Os anúncios iniciais estavam em sincronia com a missão da KDF (Kraft durch Freude), "força através da alegria", que mostrava fotos de familiares e amigos relaxando e indo passar as férias no carro. Além disso, os anúncios impressos mostram amigos e famílias que visitam florestas, estações de montanha.


Imagem de uma família indo para uma viagem de lazer

Imagem de pai e filho relaxante com seu besouro ao lado de sua casa em um feriado

No entanto, antes da guerra mundial, este logo em particular foi modificado ligeiramente.


DEPOIS DA II GUERRA MUNDIAL:

Depois que a guerra mundial terminou, o exército britânico assumiu o controle da fábrica danificada sob a supervisão do major Ivan Hirst. Foi sob ele que se realizou o restabelecimento da linha para construir e consertar todas as máquinas, para que a fábrica voltasse a ficar de pé. Uma conquista notável durante este período de 1945 foi a descoberta de peças de máquinas dos destroços da fábrica. Estas partes foram então usadas para construir mais de 2000 veículos.


No ano seguinte, a Grã-Bretanha aumentou ainda mais a produção para 10.000 veículos, passando também a mudar o nome da empresa para a Volkswagen. O nome da cidade da fábrica também foi alterado para Wolfsberg, que foi inspirado em um castelo local presente na cidade. Foi então que eles renomearam o carro como Beetle. Durante este período, o design em torno do círculo do logotipo também foi eliminado.


Mas quando a guerra terminou, os britânicos decidiram entregar os reinados da empresa para outro fabricante experiente. No entanto, grandes fabricantes de automóveis, incluindo a Fiat e a Ford, recusaram-se a assumir "o livre controle" da Volkswagen. Finalmente, tendo deixado sem escolha, os britânicos decidiram entregar assuntos ao novo governo alemão em 1949.


Assim, com novo zelo e vigor e com a ajuda do então Plano Marshall dos EUA, a Volkswagen tornou-se um negócio viável e próspero. O carro recebeu uma nova pintura brilhante e um interior luxuoso. Foi disponibilizado em verde pastel, marrom médio e vermelho bordeaux. De acordo com o diretor geral da Volkswagen, Rieger, a nova pintura era mais do que apenas um aprimoramento visual, era um símbolo do tempo de paz.


Melhorias foram feitas na fábrica e com a introdução de novos modelos, as vendas na Alemanha cresceram. Isso resultou em maiores exportações para outras nações européias, aumento dos níveis de produção e recrutamento de novos trabalhadores.


Assim, a Volkswagen tornou-se uma potência corporativa que ajudou a Alemanha em sua ressurreição da incerteza econômica. Os moradores do país também se sentiram confiantes ao dirigir os novos veículos mais elegantes, novas oportunidades de carreira tornaram-se uma realidade, resultando em melhores padrões de vida.


Na década de 1960, outra fábrica foi adicionada ao México como parte da expansão internacional. Além disso, em 1965, quase um milhão de insetos foram vendidos. Em 1968, a Disney lançou seu filme Love Bug, e mais tarde a série Herbie, imortalizando o veículo no brilho e glamour da tela.


O arquétipo Volkswagens, o Beetle e o ônibus T1, tornaram-se os símbolos de quatro rodas do movimento “paz e amor” dos anos 60. De Hitler a hippies, muitas outras empresas, automobilísticas ou não, podem reivindicar esse tipo de narrativa corporativa mais estranha que a ficção. A marca se tornou verdadeiramente icônica.


O PROJETO DO LOGOTIPO VOLKSWAGEN:


O logotipo da Volkswagen, como é visto atualmente, é uma simples representação das iniciais da empresa. Enquanto “Volks” em alemão significa pessoas, “Wagen” significa carro.


Originalmente, o logo teria sido projetado em 1938. O logotipo foi posteriormente modificado em 1996 e depois novamente em 2000. Na época da última modificação, aspectos como mistura de cores e tridimensional foram introduzidos, para apresentar o logotipo. com um design único.


A origem do design do logotipo, no entanto, foi cercada por controvérsias. Enquanto um certo grupo de pessoas acredita que ele tenha sido criado por Franz Xaver Reimspeiss, um funcionário da Porsche, há outros que seguem a teoria de que Martin Freyer foi quem criou a marca e também ganhou uma competição de design consequentemente.


No entanto, apesar da incerteza, o logotipo é amplamente reconhecido como um dos logotipos mais notáveis já criados.


A beleza do logotipo está em sua simplicidade, ele contém apenas duas letras (um V sobre um W), que parecem estar interagindo umas com as outras. As letras são mantidas juntas com um círculo do mesmo peso da linha, foi feito um esforço para incluir apenas a quantidade certa de "ar" nos espaços ao redor da imagem central, de modo a não afetar a legibilidade do logotipo enquanto, ao mesmo tempo , tornando o logotipo visualmente distinto.


A cor do logotipo:

O logotipo é o culminar de duas cores, azul e branco. A cor azul representa classe, excelência e confiabilidade, enquanto o branco delineia charme, nobreza e pureza.


CONCLUSÃO:

Desde a sobrevivência da Segunda Guerra Mundial até a transformação em diversos setores sofisticados, até ser reconhecida como o carro das pessoas, é certo que a marca tem visto muito e percorreu um longo caminho, mantendo-se fortemente à sua distinta imagem de marca. Ele se esforça para fazê-lo continuamente, criando carros ecologicamente corretos no futuro. A Volkswagen realmente ressoa como uma marca que constantemente atualiza sua imagem de marca para se adequar aos tempos e às mudanças, tornando-a uma personalidade de marca única!


"Muitas vezes copiado, nunca igualado." - Volkswagen.


=============================================================================================

Referencias:

1. http://famouslogos.net/volkswagen-logo/

2. http://www.logoinn.net/case-study-of-volkswagen-logo-from-1939-to-present-day/

3. http://www.history.com/this-day-in-history/volkswagen-is-founded

4. http://www.fastcocreate.com/1682699/see-a-brief-cultural-history-of-an-auto-giant-the-volkswagen-beetle#2

5. http://www.bloomberg.com/bw/stories/2006-05-09/the-vw-storybusinessweek-business-news-stock-market-and-financial-advice

6. http://www.instantshift.com/2009/01/29/20-corporate-brand-logo-evolution/


© 2010 - 2020 |  Kombination ®